terça-feira, 6 de novembro de 2012



PROJETO: LENDO E RELENDO AS BIBLIOTECAS DA REDE
TEMA: DE CONTO EM CONTO: Belém da História e da Memória.

No dia 05 de Novembro de 2012 a escola Amália Paumgartten estava em festa, comemorou-se o Dia da Cultura realizado em todas as escolas municipais da rede de ensino (SEMEC) em parceira com o SISMUBE. Da parceira realizada surgiu o Projeto: Lendo e Relendo as Bibliotecas Escolares, do qual surgiu a ideia do Tema da Escola Amália Paumgartten intitulado: De Conto em Conto: Belém da História e da Memória.

 A realização dos subprojetos em cada escola tem como objetivo a interação das bibliotecas com os seus leitores, através de empréstimos de livros a comunidade em geral, aos alunos, aos funcionários e aos professores, repensando a biblioteca como um espaço de cultura, de socialização, cheio de entretenimento e de descobertas de um mundo cheio de imaginação que os livros podem oferecer àqueles que procuram.

A celebração do Dia da Cultura aconteceu o dia inteiro na escola Amália. Pela manhã a professora Ana Lilia, responsável pela biblioteca, realizou: leitura de poemas, contação de histórias e construção de álbum ilustrado sobre meio ambiente. No turno do intermediário a professora Claudia Helena realizou  oficina de material reciclável, exposição de poemas e teatro de varetas (conto História de Amor, de Walcyr Monteiro). No turno da tarde,a professora Lúcia Melo promoveu o encontro com o escritor Walcyr Monteiro, autor de vários livros que tratam das histórias populares da nossa região, dentre eles os mais conhecidos: Visagens e Assombrações de Belém e Visagens, Assombrações e Encantamentos da Amazônia da editora Paka-Tatu. O evento contou ainda com a participação do contador de histórias Reinaldo Santos, que encantou nossas crianças com algumas das mais famosas histórias de Walcyr Monteiro. 
  

 
Walcyr Monteiro apresentando um vídeo sobre as suas obras.


Crianças encantadas com as histórias de Walcyr Monteiro.

A presença do ilustre escritor Walcyr Monteiro na escola Amália Paumgartten. O poeta falou um pouco do seu trabalho como escritor e jornalista e interagiu com as crianças, que ficaram encantadas e muito contentes com a presença dele no evento. Walcyr Monteiro deu autógrafos e esbanjou simpatia.

 

Nenhum comentário: